Vale Presente

5 MANEIRAS DE GERAR MENOS LIXO

03 de Dezembro de 2019


Já reparou no tanto de lixo que a gente gera em apenas um dia? Desde a hora que acordamos até quando vamos dormir, consumimos e descartamos sacolas plásticas, papéis, embalagens de alimentos e compras... Isso sem falar na poluição da água e do ar. Além de acumular resíduos no nosso planeta, grande parte desse lixo acaba no mar ou nas florestas, prejudicando e matando nossa flora e fauna.

A partir dessa reflexão, nos questionamos se existem formas simples e práticas de gerar menos lixo no nosso dia a dia, especialmente o lixo do tipo inorgânico. Ele pode demorar centenas de anos para se decompor na natureza, como é o caso das garrafinhas plásticas. Por isso, fomos atrás de dicas e práticas para mudar esse cenário através de pequenos hábitos, que compartilhamos neste texto. Confira!

1. Use ecobags

Levar sua própria sacola na hora de adquirir produtos no supermercado, no hortifruti do bairro e até no shopping pode fazer toda a diferença. Imagine quantas sacolas de plástico você deixa de utilizar ao optar por carregar tudo em bolsas reutilizáveis? Além disso, atualmente existem diversos modelos lindos e cheios de personalidade, produzidos em materiais reforçados, impermeáveis ou até mesmo reaproveitados, que ajudam a gerar menos lixo. Uma dica é sempre manter sua ecobag preferida dentro da sua bolsa ou  mochila do dia a dia, garantindo que sempre possa utilizá-la nos mais diversos tipos de compras.

2. Ande com copos, garrafas e canecas reutilizáveis

Sabe a garrafinha de água que você compra todos os dias? Ela pode demorar até 400 anos para se decompor na natureza, prejudicando diversos ecossistemas, entupindo bueiros ou chegando ao mar. Atualmente, as garrafas plásticas são responsáveis por 14% do lixo encontrado nos oceanos, dá para acreditar? Pois é. E existe uma forma simples e prática para quem quer deixar de colaborar com essa estatística: aderir aos copos, garrafas ou canecas reutilizáveis durante a rotina. Há diversas opções bonitas, divertidas e estilosas que podem ser carregadas nas bolsas ou usadas no ambiente de trabalho, por exemplo, evitando os copos descartáveis. Adote uma garrafa e uma caneca reutilizável para mudar esse hábito. Uma das opções que mais gostamos é o copo retrátil e reutilizável da Menos 1 Lixo.

3. Compre itens de segunda mão

Você tem o hábito de comprar em brechós e antiquários? Além de produzir menos lixo — evitando o descarte da peça e a necessidade do uso dos recursos naturais para produção de uma versão nova daquele item — você ainda veste ou decora sua casa com muita personalidade e história para contar. Diversas peças disponíveis em brechós são exclusivas, vintage e produzidas em materiais mais nobres ou naturais, que são raros hoje em dia, fazendo bem não apenas para o meio ambiente, mas também para seu bolso, seu estilo e até sua saúde, já que costumam ser mais respiráveis e menos tóxicos.

4. Reutilize objetos e outros itens na sua casa

Comprou um alimento que veio na latinha de metal? Que tal transformá-la em um vasinho de temperos? Ou, quem sabe, em um porta-canetas personalizado, através de um pedaço de adesivo ou tecido que você também iria descartar? Esse tipo de solução, além de gerar novos itens que você não precisará comprar, pode ser usado até para dar de presente ou fazer uma renda extra. Solte sua criatividade para encontrar novos usos para velhos itens e repaginá-los com imaginação!

5. Cancele faturas em papel para gerar menos lixo

Em 2019 conseguimos fazer praticamente tudo pela internet e pelo celular — inclusive pagar contas e boletos. Assim, as faturas de papel podem ser facilmente dispensadas, pois além de gerarem custos para as empresas e demandarem recursos como o transporte, geram uma quantidade totalmente desnecessária de papel que é automaticamente descartado. Diversas companhias já incentivam essa prática e até bonificam os clientes que optam pelas faturas on-line, como certas operadoras de telefonia. Se seu medo é o de esquecer de pagar a conta, utilize recursos como débito automático ou apps de finanças para ajudar a manter o controle. 

E aí, você gostou dessas dicas de hoje? Viu como é simples e prático gerar menos lixo, contribuindo com a natureza e com o nosso bem-estar? Aqui na Caíques, buscamos colocar em prática todas essas sugestões, já que o cuidado com a natureza e o consumo consciente são extremamente importantes para nós. 

Se você gostou deste conteúdo e quer receber mais dicas e práticas sustentáveis direto no seu e-mail, clique aqui e cadastre-se na nossa newsletter. Será um prazer trocar conhecimento e ajudar a construir um planeta.

Porque a gente AMA novidades!

© Caíques 2017 - 2020 - Todos os direitos reservados | Site EUA