Vale Presente

MÊS DA MULHER: CELEBRAR VAI ALÉM DA HOMENAGEM

08 de Março de 2020


O mês de março é marcado pelo Dia Internacional da Mulher, uma data muito importante para nós, que levanta debates necessários sobre a realidade feminina no Brasil e no mundo. Muitas empresas e organizações em vários países costumam parabenizar as mulheres nesta data. Mas, precisamos refletir sobre o que realmente significa comemorar este dia.

Nas redes sociais os assuntos sobre representatividade feminina, sororidade e parceria entre as mulheres estão em alta, o que achamos ótimo! Mas já parou para pensar sobre como essas questões funcionam na prática e no dia a dia feminino?

Falando sobre negócios, o que significa para a mulher brasileira empreender num mercado tão patriarcal? Vamos aproveitar a data para refletirmos?

Mulheres empreendedoras

Empreender no Brasil é uma tarefa árdua, principalmente para mulheres. Para entender um pouco sobre essa realidade, reunimos alguns dados que mostram como essa é uma missão desafiadora.

Segundo o Sebrae, temos hoje no Brasil 24 milhões de mulheres em estágio inicial de empreendedorismo. Informações do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) revelam que 44 % das mulheres empreendem por necessidade. Número que cai para 32% no caso dos homens.

As mulheres que trabalham como funcionárias ainda precisam lidar com o fato de receberem, em média, 20% a menos do que os homens que ocupam os mesmos postos.  E ainda, 58% das empresas de capital aberto no Brasil não possuem mulheres em seus cargos de administração.*

Seja por necessidade, por sonho ou por oportunidades, ser mulher e empresária é batalhar ainda mais para “chegar lá”, para conquistar sonhos e metas e provar todos os dias que realmente sabe o que está fazendo. Não é fácil.

As mulheres da Caíques

Para mudar o mundo, devemos começar por nós mesmas. Por isso, aqui na Caíques, buscamos fazer nossa parte no empoderamento, respeito e empatia das mulheres ao nosso redor.

Na gestão da empresa, Iasmine e Mariana, filhas do Caíque, trabalham juntas para manter o legado da Caíques seguindo de mãos dadas com as novidades sociais, econômicas e tecnológicas que a vida atual pede. E, claro, dando um novo olhar e toque feminino a cada etapa da produção da empresa, orgulhosamente fundada por seu pai.

Nos outros setores da empresa, como operacional, administrativo e financeiro, também temos mulheres fazendo sua parte e contribuindo para levar nossos sapatos para todo mundo. Sem falar da alegria que é calçar os pés das nossas clientes com suas vidas, desafios e alegrias diversas por todo o mundo!

Acreditamos que quanto mais as mulheres se unirem, mais podemos fazer essa roda girar. Por isso, construir redes de apoio são essenciais. As nossas envolvem amigas, empresárias, clientes, parceiras, mães... pessoas que acreditam e apostam em nós!

Criar redes de apoio nos locais de trabalho e nas comunidades faz a diferença para o crescimento de todas. Com apoio às suas empresas, seus trabalhos e compreensão com as que são mães, todas saem ganhando.

Assim, esperamos que neste mês de março, mais do que homenagens, a gente levante debates importantes sobre como podemos mudar e melhorar ainda mais nosso país para que as mulheres de agora e as mulheres do futuro possam ter mais igualdade e respeito em qualquer ambiente.

Aproveite para nos contar como você acha que pode fazer a diferença todos os dias, seja como mulher ou homem, para termos uma sociedade mais justa e igualitária. Assine nossa newsletter para receber nossas dicas em primeira mão e conhecer um pouco mais sobre nossos valores e nossas missões. Seguimos unidas, sempre!












*https://www.istoedinheiro.com.br/a-forca-feminina-nos-negocios/

Porque a gente AMA novidades!

© Caíques 2017 - 2020 - Todos os direitos reservados | Site EUA