Vale Presente

MODA UPCYCLING NO CARNAVAL: IDEIAS PARA UMA FOLIA MAIS SUSTENTÁVEL

03 de Fevereiro de 2020


Fevereiro tem Carnaval e nós já estamos contando os dias para aproveitar a folia! A mistura de música, glitter, confete e serpentina é irresistível e contagiante, até para quem vive o sossego diário de uma vida tranquila em Lumiar.

Mas é claro que entre os planos para aproveitar bloquinhos e bons momentos com os amigos, está também o de curtir a festa de forma mais sustentável e consciente, inclusive nas fantasias e adereços.

Por isso, fomos atrás de ideias de moda upcycling no carnaval e decidimos compartilhar com você que também quer se fantasiar sem prejudicar o meio ambiente. Confira nossas sugestões!

Fantasias sustentáveis: abuse do upcycling

Pensou em carnaval, pensou em fantasias, não é mesmo? Elas são a sensação dos bloquinhos e de quem é apaixonado por essa festa! E folião que se preze, curte todos os dias de folia, cada um com uma fantasia diferente.

Por isso é importante usar muita criatividade para desenvolver modelitos mais sustentáveis. Uma ideia é vasculhar suas fantasias de outros carnavais, identificando o que pode ser aproveitado para montar novos looks, como a saia que foi de uma produção, o body de outra, capas, cintos... e assim por diante!

Um bom exemplo é recortar estampas, flores ou paetês de peças que você não usa mais e criar uma fantasia nova com essa mistura. Também vale garimpar esses achados em brechós ou bazares!

Atenção especial para aqueles acessórios que sempre compramos em época de carnaval e vamos formando um verdadeiro acervo, como tiaras, brincos e colares coloridos. Misturados ou reinventados, podem fazer muito sucesso no bloquinho desse ano ao ganharem uma cara nova.

Também vale a pena dar uma olhada no seu armário — ou até pela sua casa — selecionando peças que estão paradas e podem se transformar em fantasias únicas e divertidas. Uma camiseta simples e lisa tem potencial para se transformar em 1001 coisas. Vale fazer recortes, tingir, pintar à mão... e até usar como base para aplicar flores ou folhas naturais, já pensou?

Ainda falando de upcycling, itens de moda praia e fitness que você não usa mais, como biquínis, bodies e maiôs, são opções que também podem ser transformadas em diferentes looks carnavalescos. E não deixe de olhar com carinho especial para peças coringas: uma saia de tule que você já tem pode ser usada em mais de uma fantasia, por exemplo.  

 

Acessórios diferentões: invente com o que você já tem em casa

Já que estamos falando em criatividade, utilize-a no nível máximo ao pensar e criar produções nada convencionais para curtir a festa mais democrática do Brasil, com diferentes tipos de materiais que você já tem em casa e nunca pensou que poderiam virar fantasia!

Estamos falando de brinquedos, objetos de decoração, garrafas pet, latinhas... tudo isso pode resultar em acessórios ou complementos carnavalescos incríveis! E muitas vezes, você só precisa de cola quente, tinta e tecido para construir seu próprio kit folião personalizado.

Grandes escolas de samba fazem desfiles luxuosos reciclando materiais que iriam para o lixo, mas que ganham essa repaginada com uma boa dose de criatividade, paciência e mão na massa.

Brilhe muito: glitter ecológico

Carnaval sem brilho não dá, mas infelizmente a purpurina tradicional que conhecemos há anos é feita de plástico e vem causando impacto negativo nos nossos oceanos, prejudicando o meio ambiente.

Por isso, pegamos carona em ideias mais sustentáveis, como o glitter da Pura Bioglitter, que é vegano, feito à base de algas marinhas e biodegradável! Assim, podemos complementar as fantasias com o brilho de sempre, mas sem prejudicar a natureza.

Confete natural

E quem nunca pulou um Carnaval sem jogar confete ou tomar um banho de confete alheio, que atire o primeiro punhado... mas dessa vez, também dá para ser mais sustentável na hora de espalhar a alegria dessa festa por aí.

Em vez de utilizar os clássicos confetes comprados em lojas, que são feitos de papel e poluem nossas ruas e bueiros, a dica é juntar folhas caídas de plantas e árvores e fazer seu próprio saquinho de confete. Sim, basta utilizar um pequeno furador circular — daqueles clássicos de papel mesmo — e cortar as folhas com ele.

Sapatos sustentáveis para o carnaval

Agora que já temos a fantasia, os acessórios, confete e a purpurina, só estava mesmo faltando o sapato para o look carnavalesco ficar completo. E é claro que ele também pode ser mais sustentável, com muito conforto e estilo. Estamos falando de um par de Caíques!

Feitos artesanalmente com materiais reaproveitados da indústria, nossos calçados oferecem o conforto que seus pés pedem para aguentar tantos bloquinhos. Além disso, o design atemporal combina perfeitamente com qualquer fantasia: basta escolher uma cor neutra ou em comum com todas elas. Ah, e já falamos também que são resistentes, laváveis e produzidos por mãos tão apaixonadas pelo carnaval quanto você? Pois é!

Agora você já sabe que dá para abusar da moda upcycling no carnaval e curtir a folia de forma mais sustentável — para o planeta e para o seu bolso — além de desfilar muita personalidade em fantasias exclusivas, feitas por você!