Vale Presente

QUAL A DIFERENÇA ENTRE MODA SUSTENTÁVEL E MODA CONSCIENTE?

02 de Outubro de 2019


Muito se fala sobre moda sustentável hoje em dia, não é verdade? Com certeza você já leu ou ouviu esse termo em um post de alguma marca nas mídias sociais, no jornal, com os amigos… E talvez também tenha ouvido falar em moda consciente. Mas será que esses dois termos significam a mesma coisa? E o que querem dizer?

 

Na verdade, existem algumas pequenas diferenças entre esses dois conceitos, que estão muito interligados. Por isso, preparamos esse conteúdo para você entender melhor sobre o que significa cada um deles e como identificar se você tem uma atitude consciente ao adquirir produtos desenvolvidos a partir da moda sustentável!

Confira só:

 

Moda sustentável

 

A moda sustentável defende, basicamente, a redução do uso de materiais poluentes na produção de roupas, sapatos e acessórios, impactando o mínimo possível no meio ambiente. Ela anda na contramão das chamadas ‘fast fashion’ — lojas e marcas em que a maior preocupação é apenas vender a maior quantidade de roupas possível, sem cuidados com o meio ambiente, com os materiais que escolhe para sua produção e com o alto número de descarte de peças depois.

 

Já a moda sustentável segue o caminho oposto. As marcas que abraçam esse estilo têm cada etapa de suas produções realizadas com atenção especial e muitos cuidados, para garantir a entrega de produtos de alta qualidade, que utilizem materiais preferencialmente reciclados ou reaproveitados, corantes naturais, colas menos tóxicas, tecidos sustentáveis, entre outros... como acontece aqui na Caíques!

 

A moda sustentável, além de ter o cuidado com o meio ambiente e com os materiais usados em sua produção, também consegue oferecer — em sua grande maioria — produtos com durabilidade muito maior, com design atemporal e exclusivo para seus clientes, pois o intuito é minimizar o descarte da roupa ou acessório.

 

Assim, marcas que são adeptas da moda sustentável costumam também realizar ações que minimizam o impacto diário da vida humana na natureza. Um exemplo é a manutenção vitalícia para todos os sapatos Caíques, evitando que sejam descartados por pequenos desgastes de uso, que podem ser solucionados.

 

Moda consciente

 

Podemos resumir a moda consciente a essa frase: pense duas vezes antes de comprar! Praticar uma moda consciente é analisar se você realmente precisa daquela peça, principalmente quando se sabe que é um produto de uma empresa altamente poluente ou que teste em animais, por exemplo. O mesmo vale se você vai usar apenas uma vez, ou se comprou por impulso: aquela calça que não cabe em você “ainda”; a blusa que ficou linda (apenas) na sua amiga; o vestido que todo mundo ‘tem que ter’, mas que não tem nada a ver com você... entre outros. 

 

A moda consciente tem mais ligação com o comportamento do cliente, com a preocupação consciente de cada pessoa com o produto que está adquirindo. É voltada para descrever quem procura saber qual material é usado na produção das roupas ou sapatos que quer comprar, que se envolve nos processos e busca uma forma nova de consumir e usar a moda. Uma forma, como o próprio nome diz, mais consciente e participativa. 

 

Moda consciente x moda sustentável

 

Agora que você já entendeu melhor esses dois conceitos, com certeza percebeu que essas duas formas de pensar a moda estão, na verdade, interligadas: a moda sustentável diz mais respeito aos produtores e sua forma de trabalhar suas peças, sempre com foco em oferecer o menor risco possível ao meio ambiente; mas a moda consciente é uma atitude, um estilo de vida do consumidor que busca itens de uma moda mais sustentável.

 

Essa é uma forma de pensar relativamente nova, mas que vem sendo muito difundida em todo o mundo. A grande oferta de fast fashions pode ser um grande atrativo, mas a preocupação com o planeta é urgente e de nada adianta usar o último item da moda se em alguns anos estaremos altamente impactados com a quantidade de lixo, poluição do ar, água e extinção de tantas espécies da flora e da fauna.

 

É nisso que acreditamos aqui na Caíques. Por isso buscamos produzir e consumir moda de forma sustentável e totalmente consciente. Se você se identifica e deseja conhecer mais sobre nosso trabalho, nossos produtos e receber mais dicas como essas diretamente no seu e-mail, assine nossa newsletter agora mesmo. Será um prazer contar com você nessa jornada de revolução da moda em prol do bem comum!

Porque a gente AMA novidades!

© Caíques 2017 - 2020 - Todos os direitos reservados | Site EUA