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DESCANSO PARA OS PÉS

28 de Fevereiro de 2020


Quando o assunto é Carnaval, é comum encontrar dois tipos diferentes de pessoas: aquelas que amam curtir a folia e aquelas que preferem aproveitar os dias para descansar. Mas é fato que há um consenso entre elas: chega uma hora em que é preciso cuidar e relaxar os pés! Sim, eles nos sustentam o dia todo e merecem uma atenção especial para recuperar as energias.

 

Pensando nisso, fomos atrás de dicas e ideias sustentáveis para descansar os pezinhos nessa época de festa — ou em qualquer outro momento do ano! São sugestões que podemos colocar em prática hoje mesmo:

Pós-folia: comece pelo clássico escalda-pés

Depois de aproveitar o Carnaval ou finalmente tirar um tempinho para descansar, é hora de começar o relaxamento! Do tempo das vovós, o escalda-pés é uma espécie de banho terapêutico para os pés, geralmente realizado com água quente, alguns sais, óleos e ervas. É uma das alternativas mais eficazes e emergenciais para o recuperar o corpo.

Ele é uma solução simples e sustentável que promove relaxamento imediato, reduzindo a sensação de cansaço e reenergizando todo o corpo. Entre seus benefícios, estão a redução do inchaço das pernas, a melhora do fluxo sanguíneo e a redução do estresse.

Contudo, há algumas contraindicações. Se você estiver grávida ou for hipertensa, por exemplo, consulte um médico antes de adotar a prática.

 

Como fazer um escalda-pés

Não existe uma receita única para o escalda-pés, mas a maioria delas têm como base água quente, sal grosso, algum tipo de óleo e/ou ervas.

Você vai precisar de uma bacia ou recipiente similar que acomode os pés com conforto, para despejar cerca de três litros de água quente — entre 36º e 40º — para 1 xícara de sal grosso. Então adicione os outros itens que preferir! Algumas sugestões são:

- Óleo essencial de lavanda, gerânio ou cipreste: combate o inchaço dos pés

- Flores de camomila: ajudam a relaxar

- Óleo essencial de arnica: trabalha na ativação da circulação sanguínea

- Pétalas de rosas: são antioxidantes, adstringentes e antissépticas

Além disso, uma sugestão é preparar o ambiente para o relaxamento: reduza a quantidade de lâmpadas acesas, utilize velas, coloque uma música relaxante, sente-se em uma cadeira ou poltrona confortável.

Após o preparo, deixe os pés mergulhados nessa mistura por pelo menos 15 minutos.

Relaxando com massagem para os pés

Além do escalda-pés, outra solução conhecida é a massagem, que pode ser feita por outra pessoa ou por você mesma.

Após lavar, secar e hidratar os pés, comece a massagem fazendo pressão com as mãos desde o tornozelo até a ponta dos dedos, pela lateral dos pés.

Depois, massageie cada um dos dedos e o peito do pé, utilizando os polegares, com movimentos de cima para baixo. Não se esqueça do tendão de Aquiles e da parte de cima dos pés, com movimentos circulares e para trás e para frente.

Você também pode utilizar um óleo para massagem artesanal para ajudar nos movimentos e colaborar com o relaxamento.

Pernas para cima e apoiadas

Outra sugestão simples, sustentável e relaxante é deitar-se com as pernas elevadas por pelo menos alguns minutos, acima da altura do coração. Utilize alguns travesseiros como apoio.

Essa técnica ajuda na drenagem das pernas, auxiliando no retorno do sangue, e pode fazer toda a diferença para quem acabou de encarar uma maratona carnavalesca.

Além disso, ao voltar para a rotina, invista em algum tipo de suporte para os pés, reduzindo as tensões e proporcionando uma postura mais confortável para as tarefas diárias.

E aí, você gostou dessas dicas de descanso para os pés nessa época de Carnaval? Qual delas é sua preferida? Passe lá no nosso Instagram para deixar seu comentário e acompanhar outras dicas para os pés com nossos Caíques. Se preferir, inscreva-se na nossa newsletter para receber as novidades por e-mail. Nos vemos de pezinhos para cima por aí!

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