Vale Presente

DESTINOS BRASILEIROS PARA CURTIR A NATUREZA

27 de Janeiro de 2020


Coisa boa é viajar, não é verdade? Conhecer novos lugares, culturas, pessoas e ambientes únicos, ainda mais em um país tão grande e rico como o nosso. Com tantas opções, às vezes fica até difícil escolher para onde ir. Vai depender do seu estilo, tempo que terá para viajar, orçamento e até propósito da viagem.

 

Mas se assim como a gente você é fã de passar alguns dias em meio às matas, praias e cachoeiras, sem dúvidas vai amar explorar um dos quatro destinos brasileiros para curtir a natureza, que separamos para este texto. Calce seus Caíques e venha com a gente!

 

Pantanal

Se seu objetivo for descobrir e se encantar com um dos principais ecossistemas brasileiros, você precisa conhecer o Pantanal. Localizado entre os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ele é considerado Patrimônio Natural e Mundial pela UNESCO, graças à sua importância não apenas para o Brasil, mas também para o mundo, com a grande diversidade de fauna e flora que vivem por lá.

 

É um ótimo destino para quem busca atividades como passeios de barcos pelos rios, safáris ou mesmo para admirar as diferentes espécies convivendo em equilíbrio.

 

Bonito

 

Destaque em praticamente todas as listas de ecoturismo nacional, Bonito é uma cidade que também fica no Mato Grosso do Sul e é conhecida pela natureza estonteante que abriga, com águas cristalinas em rios, grutas e cachoeiras.

 

Seus atrativos envolvem passeios entre os rios e lagos, grutas e espaços que permitem a convivência direta com diferentes animais, de araras a jiboias, sem falar dos mergulhos com peixes, flutuações e trilhas.

 

Caraíva

 

Estava faltando falar de um destino com praias neste texto, não é mesmo? Apesar de morarmos em um país com extenso litoral, poucos lugares são tão paradisíacos em tranquilidade e convivência com a natureza como Caraíva, que fica na Bahia.

 

Ela pertence ao Parque Nacional de Monte Pascoal, tem apenas 600 habitantes e é conhecida pelas casinhas tradicionais, coloridas e aconchegantes próximas às belas praias. Sem acesso a carros, a cidade é muito procurada por quem busca uma viagem com paz e privacidade, sendo referência para turistas que se preocupam e se integram com a preservação do meio ambiente.

 

Lumiar e São Pedro da Serra

É claro que essas duas comunidades encantadoras não poderiam ficar de fora da nossa lista. Distritos de Nova Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro, Lumiar e São Pedro da Serra são famosos por suas trilhas, cachoeiras, artesanato e gastronomia.

 

E é daqui, em meio à paz da natureza e dos pássaros de São Pedro da Serra que saem os Caíques que estão por todo o mundo! Nosso ateliê fica orgulhosamente em meio à mata atlântica, nos inspirando diariamente a levar uma vida mais leve, calma e em harmonia com o meio ambiente.

 

Como se comportar em destinos com natureza

Viajar e passar alguns dias em meio à natureza é mesmo uma delícia, mas é importante lembrar de tomar alguns cuidados extras na hora de passar por esses lugares, minimizando o impacto que podemos deixar na flora, fauna, paisagem e história local.

 

A primeira dica é também a mais básica de todas: recolha seu lixo! Nunca deixe para trás plásticos, embalagens ou qualquer outro tipo de resíduo. Leve sua sacolinha para recolher esse material e descartar adequadamente depois. De preferência, utilize canudos, copos e utensílios reutilizáveis, evitando o descarte desses itens. Busque deixar o ambiente tão limpo quanto encontrou.

 

Evite também fazer churrascos e fogueiras, especialmente em regiões de matas. Além de correr o risco de provocar queimadas, esses hábitos podem enfraquecer e até poluir o solo.

 

Em regiões de banho e mergulho, como praias, cachoeiras, rios e lagos, utilize cosméticos biodegradáveis, evitando a poluição das águas e do meio ambiente. Além disso, lembre-se da regra primordial: não tire nada do lugar, nem pedras, flores, vegetais ou animais. Leve com você apenas as memórias e as fotografias dos momentos vividos ali. São dicas simples, mas que fazem toda a diferença para preservar essas belezas que tanto amamos.

 

E aí, você já visitou algum desses destinos brasileiros para curtir a natureza? Se ainda não visitou, qual deles estará no seu próximo roteiro? Esperamos que seja Lumiar e São Pedro da Serra, para nos conhecermos pessoalmente na nossa loja de fábrica, que tal?