Vale Presente

MOVIMENTO FASHION REVOLUTION: REPENSE A MODA!

20 de Abril de 2020


Você já ouviu falar sobre o movimento Fashion Revolution? Ele foi criado para conscientizar o mundo sobre os impactos socioambientais do setor, além de celebrar as pessoas por trás das roupas, incentivar a transparência dos processos e fomentar a sustentabilidade.* 

 

De acordo com o site do próprio Fashion Revolution, tudo começou “após um conselho global de profissionais da moda se sensibilizar com o desabamento do edifício Rana Plaza em Bangladesh, que causou a morte de 1.134 trabalhadores da indústria de confecção e deixou mais de 2.500 feridos. A tragédia aconteceu no dia 24 de abril de 2013, e as vítimas trabalhavam para marcas globais, em condições análogas à escravidão.”. *

 

Como aqui na Caíques nos preocupamos em oferecer produtos desenvolvidos de forma sustentável e consciente em todo o processo, respeitando e valorizando o meio ambiente e cada um dos nossos colaboradores, esse movimento é muito importante para nós e tem valores intrinsecamente conectados à nossa essência.

 

Por isso, estamos sempre antenados ou engajados na Semana Fashion Revolution e separamos algumas informações importantes que podem te ajudar a, junto conosco, fazer parte disso entender melhor esse meio e até questionar seu papel como consumidor. Confira:

 

Repensar a moda

Os valores baixos das peças oferecidas pelas megastores são muito atraentes, mas você já parou para pensar sobre quem está por trás dessa cadeia? 

 

Todos os anos ouvimos notícias assustadoras sobre as condições de trabalho na indústria da moda. O consumo desenfreado e muitas vezes incentivado pelas fast fashion acaba fazendo com que poucas pessoas realmente reflitam de onde vêm os produtos que adquirem.

 

Uma das principais ações do movimento Fashion Revolution é a campanha #QuemFezMinhasRoupas, em que diversas empresas apresentam os colaboradores que desenvolvem os produtos, em um processo de valorização e conscientização sobre o custo da moda e seu impacto no mundo. Nós amamos compartilhar com orgulho cada um dos colaboradores Caíques por trás do processo. Aqui, o próprio Caíque também coloca a mão na massa!

 

Semana Fashion Revolution Brazil

No Brasil, o movimento Fashion Revolution atua desde 2015, inicialmente com o Fashion Revolution Day e agora com uma semana inteira dedicada a repensar a moda e conscientizar sobre seu consumo. 

 

Durante essa semana, que neste ano de 2020 será digital e acontecerá de 20 a 26 de abril, os organizadores do evento oferecem palestras, workshops, exibem filmes, expõem seus produtos e criam uma discussão muito saudável sobre como podemos fazer para oferecer produtos de qualidade de forma honesta.

 

Para se ter uma ideia do alcance do movimento, em 2019 a semana envolveu 50 cidades do Brasil e contou com muitos voluntários, representantes locais e embaixadores em 114 escolas e universidades, comprometidos com a organização de 815 eventos.* Incrível, né?

 

Vamos aproveitar esses dias para questionar as marcas que calçamos ou vestimos nas redes? Basta postar uma foto, marcando a marca e perguntar “Quem fez minhas roupas?” ou “Quem fez meus sapatos?”. Não esquece de usar a #fashionrevolution e de cobrar uma resposta! Acreditamos que juntos podemos mudar a indústria da moda com um passo de cada vez. Simples, eficaz e transformador!

 

Fashion Revolution na Caíques

Aqui na Caíques também prezamos por uma moda mais sustentável e consciente. Por isso nos preocupamos em criar sapatos diferenciados, duráveis e feitos através de um processo artesanal com muito cuidado, carinho e dedicação. 

As peças que escolhemos usar estão totalmente ligadas nossa personalidade, e estão com a gente a maior parte do dia. A energia de cada peça precisa ser a melhor possível. Já parou para pensar nisso?

 

Nos pés, é ainda mais importante. São eles que nos levam por nossos caminhos. Por isso, oferecer sapatos duráveis, bonitos e desenvolvidos com a valorização de todos que colocaram suas mãos e coração neste processo é a nossa missão!

 

O valor está nos pequenos detalhes e no olhar mais humano para cada pessoa. Neste período de isolamento social, por exemplo, montamos um pequeno ateliê em nossa própria casa para continuar a produção, tomando todos os cuidados necessários e garantindo que os Caíques continuem chegando até vocês, enquanto nossos colaboradores estão na segurança do seu lar!

 

Que tal também aproveitar esse momento para repensar um pouco sobre o seu consumo? Agora que você já conhece o movimento Fashion Revolution, analise as peças do seu guarda-roupa, seus sapatos, bolsas… Você tem comprado peças pelo seu preço ou seu pelo seu valor? Concorda com o sistema de trabalho da marca que apoia? Quais marcas você realmente conhece? 

 

Vamos tentar ver a moda com outros olhos, observar o que está por trás de roupas e acessórios de forma mais cuidadosa e consciente? Juntos podemos fazer toda a diferença para um mercado que gera milhões de empregos em todo o mundo!

 

Assim, te convidamos a participar conosco da Semana Fashion Revolution. Você pode conhecer um pouco mais sobre a trajetória Caíques no nosso site e no nosso perfil no Instagram, onde também estamos compartilhando novidades, dicas e claro, muitos produtos Caíques feitos com muito amor e cuidado que você merece. 

 

*Fonte: https://www.fashionrevolution.org/south-america/brazil/

Porque a gente AMA novidades!

© Caíques 2017 - 2020 - Todos os direitos reservados | Site EUA